PARAIBA
super-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-agas-ajuda-sul-comfort-promocao-2
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

APAS e Witzler Energia se unem para neutralizar emissões de carbono na APAS SHOW 2024

APAS e Witzler Energia se unem para neutralizar emissões de carbono na APAS SHOW 2024

APAS e Witzler Energia se unem para neutralizar emissões de carbono na APAS SHOW 2024

Além da iniciativa de neutralização, 38ª edição da maior feira supermercadista do mundo estabelece meta de aterro zero pelo segundo ano seguido

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) reforça o compromisso com a sustentabilidade, gestão de resíduos e responsabilidade social durante a 38ª edição da APAS SHOW, feira que é considerada a maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do Mundo. A APAS, em parceria com a Witzler Energia, apresenta medidas inovadoras para neutralizar as emissões de carbono para a edição 2024 da feira, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio. Neste ano, toda a energia gerada para a feira é oriunda de fontes 100% limpas e renováveis. Além disso, todos os expositores terão as emissões compensadas.

As compensações serão realizadas por dois caminhos. A energia elétrica consumida nos quatro dias de evento será neutralizada através do certificado internacional I-REC. O I-REC comprova que a energia consumida é proveniente de uma fonte renovável, simbolizando o esforço pare reduzir as emissões e o impacto gerado com o consumo de energia. Além dos I-RECs, as emissões também serão compensadas com o plantio de mudas de árvores adquiridas com a Fundação SOS Mata Atlântica. Após a APAS SHOW 2024, a APAS e a Witzler Energia vão realizar um levantamento completo das emissões geradas durante os quatro dias de evento e apresentarão não somente o montante emitido, mas novas medidas para compensar as emissões geradas nos demais meses de 2024.

Outro ponto de destaque no compromisso da APAS com a sustentabilidade é a gestão de resíduos. Na edição 2023, pela primeira vez, a APAS SHOW alcançou a meta de aterro zero, com a reciclagem energética de todos os rejeitos, trabalho feito pelas empresas do grupo Multilixo. A meta para e edição deste ano é, além de alcançar novamente a meta zero, gerenciar de maneira ainda mais efetiva os rejeitos com melhorias no percentual de separação na origem, elevando o retorno dos materiais recicláveis na economia. Um ponto de destaque na gestão de resíduos está nas lixeiras utilizadas na APAS SHOW 2024. Os cestos de lixo utilizados na feira foram produzidos pela Klabin, uma das empresas que recebe parte dos resíduos do evento, com papelão reciclado e podem ser vistas nos pavilhões do Expo Center Norte.

“O compromisso ESG é um ponto essencial para nós da APAS. Atuar efetivamente para além de promover a sustentabilidade é fundamental para conseguirmos crescer ainda mais de forma saudável para o nosso setor e para a sociedade como um todo. Nossos parceiros da Witzler, da SOS Mata Atlântica, da Multilixo e da Klabin são peças-chave para compensarmos as emissões e repetirmos o resultado de aterro zero obtido em 2023, além de trabalharmos para um futuro mais sustentável”, destaca o Diretor de Serviços aos Supermercados, Eduardo Ariel Grunewald.

“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a APAS neste projeto”, diz Lucas Witzler, Fundador & CEO da Witzler Energia. “A neutralização das emissões de CO2 faz parte de um conjunto de medidas importantes que estamos implementando na feira. Como patrocinadores oficiais de energia, acreditamos no dever de promover a sustentabilidade ambiental em um dos maiores eventos varejistas da América Latina”.

SERVIÇO APAS SHOW 2024

Quando: de 13 a 16 de maio de 2024

Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP

Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê

Sobre a APAS

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.500 supermercados associados que somam 4.315 lojas.