Tendências em arquitetura e atmosfera de loja foi o tema abordado por arquitetos gaúchos em painel realizado nesta terça-feira (22), no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), na Fiergs, em Porto Alegre, durante a Expoagas 2023 – 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados. O encontro teve mediação da diretora do Super Apolo, Margot Dreher, e participação do COO da Evo2b, Gabriel Bachilli, da arquiteta Catherine Capellari e do arquiteto responsável pelos projetos dos supermercados Asun, Ernesto Ortiz.
Bachilli falou sobre as diferenças entre tendência e moda/modismo. “A tendência surge aos poucos e tem maior longevidade, já a moda vem rápido e tem pouca duração”, comparou. O arquiteto ressaltou que hoje em dia tudo tem que ser rápido e objetivo para que o cliente não perca muito tempo à procura dos produtos.
No segundo painel realizado no CAT, o responsável pela área de Sourcing da NielsenIQ, Wagner Piccoli, apresentou alguns dados sobre os hábitos de consumo nos lares brasileiros. Os números mostram que, invariavelmente, o consumidor troca de marca e, normalmente, ao fazer essa nova escolha ele pode mudar também de estabelecimento. “É importante que o lojista tenha um mix de marcas para oferecer aos clientes, pois isso ajuda na fidelização”, destaca Piccoli.