ABRAS
Associação Brasileira de Supermercados

https://www.abras.com.br/


Sede ABRAS – São Paulo
Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2.872
Alto da Lapa, 05083-901
São Paulo – SP

Escritório de Brasília
Condomínio ION, SGAN 601,
Bloco H, Ed ION, Sala 2056,
2º Pavimento – Asa Norte,
70830-018 Brasília – DF


Recepção
(11) 3838-4500

Relacionamento com as Associações Estaduais
(11) 3838-4535

Comercial
(11) 3838-4545

Economia e Pesquisa
(11) 3838-4516

Escola Nacional de Supermercados
(11) 3838-4557

Escritório de Brasília
(61) 3327-1960

Eventos
(11) 3838-4549

Redação Portal / Imprensa
(11) 3838-4509 / (11) 9 9692-5728

Palete PBR
(11) 3838-4557

Redação Revista SuperHiper
(11) 3838- 4563/4585

WhatsApp
(11) 3838-4545


A ABRAS é a casa dos supermercados brasileiros e, como representante de um dos setores mais importantes para a sociedade, tem em seu DNA todas as características que fazem do varejo alimentar um universo essencial e especial, dentre elas a força, o dinamismo e o espírito em servir.

Sua missão é responder e trabalhar por um setor responsável por movimentar 7,03% do PIB nacional e por gerar renda para 3,2 milhões de pessoas que colaboram, de forma direta e indireta, com um ecossistema que atende 28 milhões de consumidores por dia. Nessa permanente jornada, a entidade conta com o respaldo de 27 associações estaduais de supermercados para mobilizar os empresários do autosserviço e por fazer chegar aos supermercados conhecimento e informações vitais para a sua gestão e progresso.

Há mais de 54 anos, a ABRAS trabalha para representar, desenvolver e qualificar as lideranças e profissionais das empresas supermercadistas, para que estejam sempre prontas a acompanhar o inerente dinamismo do mercado de consumo. E diante do protagonismo que assumiu ao longo dessas décadas, suas ações e contribuições geram impactos não somente para os supermercados, mas para toda a cadeia nacional de abastecimento.

Ao longo desta trajetória, a ABRAS ajudou a profissionalizar e a reinventar a atividade supermercadista para atender um consumidor que também se reinventou diversas vezes nestas décadas, e segue trabalhando intensamente para ampliar a competitividade das empresas varejistas, melhorar o ambiente de negócios no País e ajudar no fortalecimento de uma urgente agenda de ESG em toda a cadeia de abastecimento, dedicada a gerar impacto social, ambiental e corporativo, por meio de altos níveis de governança.

Com operações concentradas em São Paulo e Brasília, a ABRAS exerce um sólido relacionamento político-institucional da classe supermercadista com as autoridades constituídas, que conferem à entidade legitimidade para representar e defender os supermercados do Brasil.

A seguir, conheça os presidentes da ABRAS, desde a sua fundação por Fernando Pacheco de Castro, pioneiro do setor, que em 1953 instalou uma das primeiras lojas no País, o Supermercado Sirva-se, em São Paulo, importante marco do início do autosserviço no Brasil.


Diretoria


João Galassi

Empresário, Empreendedor e Líder Setorial

Seguindo os passos da família, o empresário João Galassi participou de forma decisiva na construção da Rede de Supermercados Galassi, em Campinas. Empreendedor inquieto e atento às movimentações esteve no berço da criação do Grupo BTR-Varese, onde atua na organização de Missões Técnicas à NRF.

Durante sua caminhada como líder e representante setorial pôde contribuir com o crescimento da APAS, chegando à presidência da entidade em um dos momentos de maior expansão. Atualmente, está à frente da presidência da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

O trabalho representativo trouxe um acúmulo de experiências no setor e a sabedoria para atuar no Conselho de Administração de empresas de diversos segmentos, aportando um expressivo crescimento nos setores respectivos. No campo social, Galassi entende que duas frentes devem ser encampadas por empresários e executivos: Participar de entidades filantrópicas e tornar-se ativista político.

Neste ecossistema empresarial sustentável montado por João Galassi há benefícios para todos os envolvidos, através de um networking forte e de um intercâmbio de experiências e aprendizados.

Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), João Galassi possui MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de extensões em Negociação e Marketing também pela FGV.


PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE

Paulo Roberto dos Santos Pompilio

GPA


VICE-PRESIDENTES


Antônio Cesa Longo
Supermercado Apolo


Carlos Beal
Rede Festval


José Evaldo Koch
Grupo Koch


Alexandre Poni
Organizações Verdemar


Maria de Fátima de Jesus
Quartetto Supermercado


Maurício Antônio Ungari da Costa
Cencosud Brasil Comercial Ltda


Paulo César Lopes
Rede Top – Supermercado Central


Pedro Lopes Brandão
Lopes Supermercados


Amanda Vasconcelos
Hiperideal


Carlos Ernesto Topal Ely
Carrefour


Evangelita Fernandes
Grupo Vanguarda


Fábia Simone de Medeiros Miranda
Supermercado Nordestão


Roberto Longo Pinho Moreno
Sonda Supermercado


Rosa Maria Lopes Da Cunha
Intercontinental Com. De Alimentos


VICE-PRESIDENTES EXECUTIVOS


Celso Furtado
Vice-presidente de Vendas e Markerting

Márcio Milan
Vice-presidente Institucional e Administrativo

Rodrigo Segurado
Vice-presidente de Ativos Setoriais

Rodrigo Segurado
Thaís Anselmo
Vice-presidente de Serviços aos Associados


CONSELHO CONSULTIVO


PRESIDENTE

João Sanzovo Neto
SUPERMERCADO JAÚ SERVE


CONSELHEIROS CONSULTIVOS

Adeilton Feliciano do Prado
SUPERMERCADO PAG POKO

Everton Muffato
GRUPO MUFFATO

João Carlos Coutinho Devens
SUPERMERCADO DEVENS

Luiz Coelho Coutinho
EXTRA BOM SUPERMERCADOS

Mário Habka
BIG BOX SUPERMERCADOS

Omar Abdul Assaf
SUPERMERCADO PIRÂMIDE

Pedro Celso Gonçalves
ENXUTO SUPERMERCADO

Pedro Joanir Zonta
CONDOR SUPERCENTER

Severino Ramalho Neto
MERCADINHOS SÃO LUIZ

Valdemar Martins do Amaral
GRUPO ABC


TITULARES

Alessandro Morbeck Teixeira
SUPERMERCADO SÃO JORGE

Gilvan Mikelyson Gois
REDEMAIS

Jorge Maria Portugal
PORTUGAL AUTO SERVIÇO
SUPLENTES

Ilson Mateus Rodrigues
GRUPO MATEUS

Jodimar Luis Zaffari
COMPANHIA ZAFFARI

Luiz Humberto Pereira
GRUPO PEREIRA

Palavra do Presidente
Uma vitória para a sociedade


Palavra do Presidente

Depois de muito trabalho, muita discussão e dedicação, e com um sentimento de dever cumprido, gostaria de comentar sobre este momento histórico, não somente para o setor supermercadista, mas, sobretudo, para toda a sociedade brasileira: a criação da cesta básica nacional isenta, incluída no texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária pela Câmara dos Deputados. Além de todas as reflexões, participações em reuniões e em audiências públicas, o Comitê Técnico Reforma Tributária da ABRAS desenvolveu um conteúdo coerente e que mostrava que o antigo texto iria prejudicar a população, aumentando em média 60% dos tributos sobre a cesta básica no Brasil. E a nossa missão foi eficiente e sensibilizou as autoridades em prol das famílias e do País. Nosso país terá uma cesta básica nacional isenta! Seguimos em busca da segurança jurídica, da simplificação dos tributos e do fim da guerra fiscal, e o mais importante: queremos ver o nosso país crescer, é isso o que queremos!

Em junho, tivemos a terceira edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2023, em formato híbrido e presencial, e que reuniu, mais uma vez, a coalizão multissetorial com as 15 entidades de classe, do agro ao varejo, além de autoridades de diversas frentes do governo e executivos de grandes empresas para demonstrar os planos de ação das cinco pautas prioritárias para a Cadeia Nacional de Abastecimento. E entre elas estava a redução de custos por meio da reforma tributária que ganhou corpo e peso em um dos momentos mais importantes e que resultou nesta solução importante para todo o País.

Além desta, também a redução do desperdício através da adoção do “best before”; consumo consciente por meio da economia circular; combate à fome conectando o mapa do desperdício com o mapa da fome e o fomento do conhecimento sobre ESG, atrelado à disseminação de informação e captação nas empresas. Vimos ações mais concretas e um movimento crescente que impactará todo o ecossistema que abrange mais de 200 cadeias produtivas.

Toda esta jornada colaborativa é um propósito defendido pela ABRAS e que é sempre tratado em todas as ações, eventos e conteúdo que produzimos, e tudo isto é para benefício mútuo, simbolizado pelo progresso constante, consequência deste trabalho firme e contínuo. E devido a isso, podemos dizer que o varejo alimentar brasileiro é altamente eficiente, revelado pela mais recente Pesquisa de Eficiência Operacional da ABRAS, que ilustra as páginas desta edição. O setor detém um índice de 98,21% de eficiência operacional, o que nos leva a sempre querermos evoluir e mostrar a nossa verdadeira essência, que é crescer constantemente.

Para finalizar, apresentando mais uma evolução, a nossa tradicional convenção, um encontro exclusivo realizado há 57 anos, vem em um novo e singular formato neste ano, a ABRAS’23 Food Retail Future, que reunirá os maiores decisores do varejo alimentar com a mesma essência de trazer o futuro estratégico setorial, com as maiores inovações e insights para o setor.

Ainda temos muito a fazer, não nos cansamos nem ficamos parados, porque o nosso DNA é continuamente nos movimentar e trazer crescimentos para todos. Por isso, digo sempre: Vamos trabalhar!

João Galassi
Presidente da ABRAS


 

Subcategorias

  • Nacional

Vídeo