IDEMIA Secure Transactions revela insights de sua pesquisa global exclusiva sobre a relação do brasileiro com os cartões de pagamento
O estudo global da IDEMIA Secure Transactions (IST), conduzido pela agência de pesquisa Dentsu Insights, revela que os consumidores procuram formas cada vez mais seguras de usar seus cartões. Design, conveniência e sustentabilidade são os principais motores das tendências de pagamento.
À medida que inovações digitais e físicas revolucionam todas as áreas do nosso cotidiano, o setor de pagamentos não é exceção. Usuários de todo o mundo foram entrevistados nesta pesquisa exclusiva, realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, sobre como escolhem e quais são suas expectativas em relação aos métodos de pagamento.
A pesquisa destaca três prioridades dos usuários: design, conveniência e sustentabilidade
A partir das respostas de mais de três mil entrevistados em 12 países de seis continentes (EUA, México e Brasil, no caso das Américas), três necessidades dos consumidores se destacam em relação às preferências de forma pagamento:
Design: Com a diversidade de opções, que vão de cartões metálicos a OLED, o design dos cartões tornou-se um diferencial essencial. As expectativas e o apetite por designs inovadores estão em ascensão.
Globalmente:
72% preocupam-se com o design de seus cartões de pagamento
83% estão interessados em ter um cartão de metal
84% gostariam de ter um cartão físico sem número, como um recurso de segurança adicional
E no Brasil:
73% preocupam-se com o design de seus cartões de pagamento
84% estão interessados em ter um cartão de metal
72% estão interessados em ter um cartão físico sem número como um recurso de segurança adicional
Esses resultados quase refletem os globais, indicando uma importância ligeiramente maior dada ao design do cartão. Contudo, os brasileiros são 12 pontos percentuais menos entusiasmados em relação ao resto do mundo quanto a ter um cartão físico sem número por questões de segurança.
Flexibilidade: A combinação de cartões físicos e digitais possibilitada pelos telefones celulares mostrou que:
71% dos entrevistados globalmente já utilizam um cartão de pagamento digital
68% dos que não têm um cartão digital desejam obter um nos próximos três anos.
86% valorizam a opção de ativar o cartão físico tocando no celular
No Brasil:
81% dos entrevistados brasileiros já utilizam cartão de pagamento digital
49% dos que não têm um cartão digital manifestam o desejo de obter um nos próximos três anos
89% valorizam a opção de ativar o cartão físico tocando no celular
Os brasileiros estão mais inclinados a utilizar cartões de pagamento digitais e valorizam um pouco mais a opção de ativar seus cartões tocando no telefone. No entanto, aqueles sem cartão digital parecem mais resistentes a abandonar os benefícios percebidos de um cartão físico.
Sustentabilidade: A mudança para maior sustentabilidade nos pagamentos revela que
69% dos consumidores globais escolheriam um cartão ecológico em vez de um convencional
Enquanto:
79% dos consumidores brasileiros prefeririam um cartão ecológico
O que mais a pesquisa revelou sobre as preferências de pagamento dos consumidores brasileiros?
A pesquisa destaca que, em 2023, os brasileiros estavam em sintonia com as principais tendências globais de preferência de pagamento. Mas os resultados mostram que a maioria dos brasileiros prefere cartões de pagamento digitais, sendo que 80% deles já possuíam um. Esse número quase atinge a unanimidade entre a faixa etária de 18 a 37 anos.
Os principais motivos para o uso de cartões de pagamento digitais são conveniência (56%), recursos que levam a economizar tempo (54%) e segurança. No entanto, a necessidade de ter um cartão físico persiste para muitos consumidores, principalmente em razão de preocupações com a vida útil da bateria do dispositivo, aceitação limitada de pagamentos sem contato e necessidade de saques em caixas eletrônicos.
Além disso, 84% dos brasileiros possuíam mais de dois cartões de pagamento no ano passado, um aumento de 2 pontos percentuais em relação há dois anos, com a faixa etária de 18 a 37 anos sendo a mais propensa a possuir vários cartões.
Quanto à forma de obter seus cartões, 60% preferem recebê-los instantaneamente no banco ou no aplicativo bancário, com a maioria preferindo um cartão digital. Entre os donos de cartões digitais, 75% preferem acessar aplicativos bancários.
No entanto, há uma minoria de brasileiros sem cartão digital, que citam como principais motivos, a ausência de benefícios percebidos em relação a um cartão físico tradicional, a falta de conhecimento sobre como ele funciona, e preocupações de segurança/confiança. Entretanto, metade desses indivíduos está aberta a adotar cartões digitais nos próximos três anos.
A pesquisa também trouxe luz sobre quais tipos de recursos de cartão são mais desejados pelos brasileiros. Por exemplo, 9 em cada 10 estão interessados em ter um cartão biométrico, dada a percepção de que este oferece maior segurança (65%); facilidade de uso (51%) e higiene (30%). No entanto, as preocupações com a privacidade e a segurança dissuadem alguns dos pagamentos com cartões biométricos. Assim, preocupações com privacidade e segurança fazem com que alguns consumidores não utilizem cartões biométricos. Já metade dos interessados em tecnologia biométrica se dispõe a investir nela, porém apenas 16% aceitariam gastar mais de R$ 28 mensais.
A pesquisa também destacou que 93% dos brasileiros estão preocupados com fraude de pagamento em lojas, sendo que 53% deles expressaram altos níveis de ansiedade, principalmente em razão de questões de compartilhamento de dados e medo de serem vigiados quando inserem PINs. A preocupação com fraude online é ainda maior: 96% estão preocupados (63% muito e 33% um pouco).
Para proteger os pagamentos online, a autenticação biométrica é o método mais favorecido (escolhido por 44% dos entrevistados), seguido de perto por um código PIN (40%), enquanto o SMS é considerado o menos seguro.
Os recursos mais desejados no aplicativo móvel incluem a capacidade de alterar/recuperar o PIN do cartão e gerenciar onde o cartão é armazenado digitalmente. Essa preferência por gerenciamento de PINs e detalhes do cartão, valorizando segurança e conveniência, é compartilhada entre todos os grupos demográficos.
Entendendo como os usuários escolhem as formas de pagamento para desenvolver soluções mais adequadas às necessidades dos consumidores
A IST se mantém firme no compromisso de oferecer serviços inovadores adaptados às necessidades individuais, ao mesmo tempo que acompanha os rápidos avanços do mundo digital. Por meio de pesquisas regulares, a IST busca entender profundamente as preferências e hábitos de pagamento dos consumidores, posicionando-se como especialista tecnológico no mercado de pagamentos, munida de um conhecimento inigualável sobre o comportamento do consumidor.
A IDEMIA Secure Transactions confirma sua liderança ao abordar proativamente as três prioridades identificadas na pesquisa com soluções personalizadas.
” Como formadores de tendências, nos esforçamos para estar na vanguarda das evoluções em nosso setor, e esta pesquisa confirma esta ambição. Os consumidores têm grandes expectativas em relação às suas soluções de pagamento e à forma como utilizam e gerem seus meios de pagamento. É papel da IST atendê-los e estar à frente deles, oferecendo soluções cada vez mais inovadoras,” disse Julia SCHOONENBERG, vice-presidente executiva de serviços de pagamento da IDEMIA Secure Transactions.
A IST inova constantemente para oferecer cartões com design cada vez mais inusitados. Na última década, bancos e fintechs transformaram o ecossistema de pagamentos, disponibilizando várias opções bancárias para os consumidores. Com a digitalização crescente dos serviços bancários, o cartão físico e seu design se tornam ferramentas cruciais para se manter fortes conexões com os clientes. De materiais como metal a tintas especiais e recursos inovadores, como cartões OLED, a IST continua a coinovar recursos e coprojetar obras de arte cativantes.
Na era atual, em que a gratificação instantânea é a norma, o telefone celular desempenha um papel central na vida de todos. A IST oferece soluções digitais para acompanhar bancos e fintechs nessa transição essencial. A IST abraça o “melhor dos dois mundos” ao fornecer soluções de pagamento físicas e digitais com o mais alto nível de segurança em termos de criptografia e tokenização, dentro de uma estratégia abrangente que agrada a diversos públicos.
No que se refere à sustentabilidade, a IST apoia emissores de cartões na transição ecológica, reimaginando produtos e serviços tradicionais. A IST incentiva o uso de materiais e serviços ecológicos por meio de seus produtos GREENPAY, como cartão de PVC reciclado e a solução regenerativa recentemente anunciada para clientes bancários GREENPAY Wallet. A IST demonstra seu compromisso em melhorar continuamente a sustentabilidade de cada parte da cadeia de valor dos cartões de pagamento.
Sobre o Grupo IDEMIA
O Grupo IDEMIA gera maneiras mais simples e seguras de pagamento, conexão, acesso, identificação, viagem e proteção de locais públicos. Com sua vasta experiência em biometria e criptografia, a IDEMIA desenvolve tecnologias de excelência com uma abordagem impactante, ética e socialmente responsável. Todos os dias, a IDEMIA protege bilhões de interações nos mundos físico e digital.
O Grupo IDEMIA reúne três empresas líderes de mercado que permitem soluções de missão crítica:
A IDEMIA Secure Transactions é o principal provedor de tecnologia que oferece maneiras mais seguras e fáceis de pagamento e conexão.
A IDEMIA Public Security é uma fornecedora líder global de soluções biométricas que permitem viagens, acesso e proteção convenientes e seguros.
A IDEMIA Smart Identity otimiza o poder das tecnologias criptográficas e biométricas para fornecer uma identidade única e confiável para todos.
Com uma equipe global de mais de 15.000 funcionários, mais de 600 organizações governamentais e mais de 2.300 empresas em mais de 180 países confiam no Grupo IDEMIA. Para mais informações, visite www.idemia.com e siga @IDEMIAGroup no X.