Fortificação de alimentos: para que serve e quais os benefícios
Não é difícil encontrar alimentos que possuam o termo “enriquecido em vitaminas”. Mas você sabe o que são estes produtos e para qual finalidade possuem acréscimo de vitaminas neles? Estes alimentos são conhecidos como alimentos fortificados, que de acordo com a ANVISA, tem como finalidade a reposição de nutrientes perdidos durante os processos de fabricação do produto, podendo até mesmo possuir maior quantidade destas vitaminas do que em sua versão original. Além de ser uma estratégia para contribuir para incluir mais vitaminas na alimentação.
A partir da fortificação dos alimentos, é possível observar alimentos destinados a grupos específicos, como crianças, idosos e adultos com transtornos alimentares e/ou hormonais.
Um exemplo é o famoso Leite Ninho®, que possui adição de Ferro e vitaminas A, C e D, nutrientes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças. O Ferro ajuda a evitar que a criança tenha anemia. A vitamina A é um nutriente essencial para a integridade da visão e atua no crescimento e desenvolvimento dos ossos. A vitamina C ajuda na absorção do Ferro dos alimentos e na imunidade. Já a vitamina D, é considerada fundamental para o crescimento e desenvolvimento normais de ossos e dentes. O Ninho® Leite em Pó Proteen também é uma ótima opção, direcionado principalmente para adolescentes pois contém uma maior quantidade de proteínas (10g) para auxiliar na fase de formação muscular e física.
Por conta desses benefícios, é comum que nutricionistas e outros profissionais de saúde indiquem alimentos fortificados dentro de uma dieta planejada com outros tipos de alimentos e que leva em conta as necessidades de cada pessoa, de acordo com diversos fatores, como faixa etária, histórico de saúde, objetivos, entre outros.
Parabéns!