super-inovador-2024-friboi-carne-proteina-anunciante-fornecedor-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-abras-apas-supermercado-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2
super-inovador-2024-nestle-nescafe-dolce-gusto-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-abras-apas-supermercado-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-3
super-inovador-2024-heineken-cerveja-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-abras-supermercado-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-2

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação constata a relevância do código de barras para os consumidores nas compras online

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação constata a relevância do código de barras para os consumidores nas compras online

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil realizou a pesquisa “Tendências de Consumidores”, que ouviu 4 mil pessoas entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023 em todas as regiões do País, com a finalidade de auxiliar as empresas a formarem suas estratégias para melhorar cada vez mais os resultados de vendas. “Nosso objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira.

De acordo com as respostas dos consumidores entrevistados, os canais digitais de pesquisa são os preferidos. Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos de seu interesse. 58% buscam o procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.

Escolha do canal de compras

Para fazer a escolha em sites de compras, 55% dos consumidores verificam avaliações de outros compradores, sendo que 50% deles dizem valorizar a identificação clara dos produtos. As imagens dos produtos valorizam a escolha para 44% dos consumidores, e 42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia.

Experiência do consumidor

Oferecer uma experiência digital aos clientes é cada vez mais importante. O estudo aponta que os consumidores estão cada vez mais atentos às informações dos produtos, utilizando o número do código de barras no processo de compra. Para 79% dos consumidores, as informações dos produtos devem ser idênticas tanto na loja física quanto na online.

Para 71% dos consumidores, tanto na loja física quanto na online os produtos devem ter o mesmo código de barras. 55% das pessoas usam o número do código de barras para se certificar de que estão visualizando o mesmo produto na loja física e online.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp