Supermercados aumentam em 30% o fluxo nos shoppings
Cerca de 49% dos 639 shoppings no Brasil possuem um supermercado, e ambos os lados ganham com essa parceria. Do lado dos shoppings, o varejo alimentar pode aumentar em até 30% o fluxo de pessoas durante a semana. E do lado dos supermercados, o shopping também pode ser um polo de atração para a sua loja e fornecer um ganho extra com o posicionamento da marca.
Segundo o Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Sudeste é a região que possui a maior concentração de shoppings com supermercados (54%). Logo em seguida estão o Norte (50%), Sul (48%), Nordeste (46%) e Centro-Oeste (41%)
O Assaí, por exemplo, que hoje possui quase 300 unidades, já marca presença em seis shoppings centers. Os planos de expansão da empresa sempre envolveram o investimento em centros comerciais, porém, com a aquisição do Extra, esse processo acelerou e a resposta tem sido positiva. O St Marche também segue a tendência. Das 31 unidades distribuídas pela Grande São Paulo e Campinas, cinco estão localizadas em shoppings. Para a empresa, a estratégia é uma forma de se inserir mais em meio aos hábitos de compra de seus clientes.
Outro exemplo é o Carrefour que sempre teve a parceria com os shoppings como uma das estratégias de expansão. Atualmente, a empresa possui 42 hipermercados e 20 lojas do Carrefour Express em shoppings. No caso dos minimercados, a estratégia é fornecer uma compra rápida que atenda tanto os clientes do centro comercial como os trabalhadores do local. Assim, o mix muda – menos itens de dispensa e mais artigos de conveniência.